Introdução ao conceito de escola de um Partido Comunista - a Escola Marxista-leninista



É preciso que saibamos distinguir muito bem as bases ideológicas e o desenvolvimento do marxismo -leninismo a partir dessas bases sólidas. Stalin é o grande responsável pelo cunhar da própria expressão "marxismo-leninismo". Stalin assim procedeu porque, como fiel discípulo de Lenin que ele foi, compreendeu que as ideias de Lenin são inseparáveis das ideias de Marx. Nas próprias palavras (certeiras) de Stalin: o leninismo é o marxismo da época imperialista (a fase superior do capitalismo na qual o mundo entrou na viragem do século XIX para o século XX segundo Lenin).

A expressão "marxista-leninista" - marxismo e leninismo colados com um um hífen, como uma soldadura de aço - é indispensável porque o leninismo completou a teoria científica de Marx. O leninismo fundiu-se com a ciência revolucionária do marxismo, porque o leninismo corresponde à nossa época, a última fase (imperialista) do capitalismo na qual só a revolução socialista é um progresso para a humanidade.

É fundamental que a ciência marxista-leninista seja vista como superior e base ideológica de todos os revolucionários que a seguiram e que todos os comunistas revolucionários que a seguiram sejam avaliados por essa mesma ciência marxista-leninista. É fundamental que o próprio Stalin, que foi o primeiro e principal protector e divulgador do marxismo-leninismo seja avaliado pelo próprio marxismo-leninismo que ele sistematizou, protegeu, desenvolveu e divulgou. Porquê este estatuto especial da obra de Marx e Lenin (o marxismo-leninismo)? Porque o marxismo-leninismo é a ferramenta ideológica que construiu a obra de todos os líderes comunistas. Mesmo a dos maiores líderes comunistas e mesmo do próprio Stalin.

Inclusive em Portugal, não se pode estudar a obra de Álvaro Cunhal, passando à frente, saltando por cima, da obra de Marx e Lenin. Sem o domínio da ferramenta marxista-leninista, sem o conhecimento e estudo científico do marxismo-leninismo não podemos ler Álvaro Cunhal correctamente, isto é cientificamente. Apenas podemos ler "idealisticamente", que é o termo marixsta-leninista para dizer ler de forma confusa, deturpada e não rigorosa.

Tendo em conta este ponto prévio podemos dedicar-nos à tarefa de estudar o marxismo-leninismo, primeiro pelos clássicos e base ideológica (Marx e Lenin) e depois por toda a histórica do movimento comunista internacional, dos países socialistas, da luta de classes e da luta dos partidos comunistas em cada país. Vou publicar um conjunto de artigos sobre esta tarefa a que dou o nome incontornável: Escola Marxista-leninista.

Comentários